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Educação e brasilidade: a política de nacionalização getulista no contexto escolar em Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943)

Education and brazility: the getulist nationalization policy in the school context in Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943)

Educación y brasilidad: la política de nacionalización getulista en el contexto escolar en Lajeado, Rio Grande do Sul (1939-1943)

Resumo:

Durante o Estado Novo (1937-1945), a política de nacionalização tornou-se uma das principais estratégias governamentais para a promoção de uma cultura cívico-patriótica no Brasil, direcionada, sobretudo, às regiões marcadas pela presença de grupos étnicos europeus e seus descendentes, a exemplo dos teuto-brasileiros no Rio Grande do Sul. Assim, o artigo analisa elementos que correspondem aos ímpetos nacionalizadores em uma escola do município de Lajeado/RS, entre 1939 e 1943, valendo-se de fontes documentais como atas, correspondências oficiais e preleções redigidas para horas cívicas, que permitem compreender, no âmbito escolar, traços do imaginário social, relacionados à nacionalidade brasileira.

Palavras-chave:
Estado Novo; nacionalização; história da educação; imaginário social

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