RESUMO
Programas de Aceleração Corporativas (PACs) representam uma emergente forma de grandes empresas se relacionar com startups. Contudo, deve-se ter capacidades relacionais (CRs) para coordenar competências e combinar conhecimentos. Este estudo investiga a presença das CRs em dois PACs de indústrias brasileiras. Para isso, realizou-se um estudo de caso qualitativo e descritiva. A coleta de dados baseou-se nas motivações, antecedentes e objetivos dos PACs e nas dimensões e componentes das CRs. A análise de dados ocorreu por codificação das informações coletadas. Os resultados revelam a importância das CRs para identificar oportunidades, combinar e gerenciar recursos, adaptar-se às necessidades dos parceiros, aprender com (e junto) a eles, comunicar-se de forma transparente e desenvolver inovações colaborativas. De forma teórica, permite-se utilizar a lente das CRs para analisar aspectos da cooperação nos PACs. De forma prática, auxilia-se gestores na cooperação com startups, assim como empreendedores de startups que queiram trilhar parcerias com grandes corporações.
PALAVRAS-CHAVE:
Programa de aceleração corporativa; Cooperação startup e grande empresa; Capacidades relacionais