Open-access Estratégias Tecnológicas na Indústria de transformação do Brasil: Um estudo a partir das atividades inovativas

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as estratégias tecnológicas adotadas na indústria de transformação brasileira. As estratégias tecnológicas foram analisadas a partir da construção de indicadores de inovação e de imitação de produto e de processo e, complementarmente, de um indicador adicional para inovações organizacionais e de marketing. Os indicadores foram aplicados a 19 setores da indústria brasileira de transformação (PINTEC, 2014) e nas contrapartes de um conjunto de países europeus selecionados (CIS, 2016). Para efeitos de análise, os setores industriais foram agrupados segundo o critério de intensidade tecnológica proposto pela OCDE e os resultados confrontados com os padrões setoriais de inovação. Os resultados apontaram que as estratégias predominantes na indústria brasileira são tipicamente passivas, em claro contraste com as ativas prevalecentes nos países avançados.

Palavras-chave: Estratégias; Estratégias de Inovação; Atividades Inovativas; Indústria Transformação

location_on
Universidade Estadual de Campinas Rua: Carlos Gomes, 250. Bairro Cidade Universitária, Cep: 13083-855 , Campinas - SP / Brasil , Tel: +55 (19) 3521-5176 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rbi@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro