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Português como Língua de Acolhimento para imigrantes deslocados forçados no Brasil: alguns princípios para o ensino à luz da Interculturalidade

RESUMO

Este artigo revisa alguns resultados obtidos de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi sugerir princípios para o ensino de Português como Língua de Acolhimento - PLAc - (AMADO, 2013AMADO, R. S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira. Edition 7, Year 4, Number 2, 2013.; LOPEZ, 2016LOPEZ, A. P. de A. Subsídios para o planejamento de cursos de português como língua de acolhimento para imigrantes deslocados forçados no Brasil. 2016. 260f. Thesis (Masters in Applied Linguistics) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte., 2016.; LOPEZ; DINIZ, no preloLOPEZ, A. P. A.; DINIZ, L. R. A. Iniciativas Jurídicas e Acadêmicas para o Acolhimento no Brasil de Deslocados Forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira. In press.; entre outros) para imigrantes deslocados forçados no Brasil. Respaldado pela Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial , 2006. p.13-44.), este trabalho analisa o discurso de coordenadores, professores e alunos, destacando suas perspectivas sobre o processo de ensino-aprendizagem de português neste contexto. Diante dos resultados, sugiro que o ensino de PLAc seja fundamentado em princípios da Interculturalidade (MAHER, 2007MAHER, T. M. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilingüismo. In: KLEIMAN, A. B.; CAVALCANTI, M. C. (Org.) Lingüística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 255-270.), pautado em duas dimensões de ação principais: o fortalecimento político dos imigrantes e a educação do entorno.

PALAVRAS-CHAVE:
Linguística Aplicada Indisciplinar; Português como Língua de Acolhimento; Imigrantes Forçadamente Deslocados; Territorializações; Interculturalidade

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