Acessibilidade / Reportar erro

Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa

Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language

Resumo:

Neste artigo, abordamos a relação sujeito-língua no âmbito da educação linguística (Simões, 2006 SIMÕES, A. R. G. S. M. A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória. 2006. 378 f. (Doutorado em Didáctica) – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/4681#:~:text=Depois%20de%20um%20estudo%20explorat%C3%B3rio%20junto%20de%20uma,elementos%20did%C3%A1cticos%20%C3%BAteis%20para%20um%20trabalho%20educativo%20concreto . Acesso em: 25 ago. 2019.
https://ria.ua.pt/handle/10773/4681#:~:t...
) e de políticas de ensino escolar de língua portuguesa no Brasil (Rajagopalan, 2013RAJAGOPALAN, K. Política de ensino de línguas no Brasil: história e reflexões prospectivas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 143-161. ). Partindo de Bakhtin ( 1997BAKHTIN, M. Hacia una filosofia del acto etico. Trad. Tatiana Bubnova. Barcelona: Anthropos, 1997. , 2010aBAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010a. p. 26-48. , 2010bBAKHTIN, M. O romance de educação na história do realismo. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010b. p. 235-243. , 2015BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015. p. 19-78. ) e Volóchinov ( 2017VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tr ad. Sheila Grillo e Ek aterina Vo lkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017. ), realizamos um diálogo teórico, sob o princípio de pesquisa interdisciplinar na Linguística Aplicada mestiça e ideológica (Moita Lopes, 2006MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44. , 2013MOITA LOPES, L. P. (Org.). Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-37. ), com o objetivo de problematizar questões políticas e culturais em torno de língua e educação linguística (Rajagopalan, 2013RAJAGOPALAN, K. Política de ensino de línguas no Brasil: história e reflexões prospectivas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 143-161. ; Simões, 2006 SIMÕES, A. R. G. S. M. A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória. 2006. 378 f. (Doutorado em Didáctica) – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/4681#:~:text=Depois%20de%20um%20estudo%20explorat%C3%B3rio%20junto%20de%20uma,elementos%20did%C3%A1cticos%20%C3%BAteis%20para%20um%20trabalho%20educativo%20concreto . Acesso em: 25 ago. 2019.
https://ria.ua.pt/handle/10773/4681#:~:t...
; Bagno; Rangel, 2005 BAGNO, M.; RANGEL, E. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35tZzGymcnq8DcW5p/?format=pdf⟨=pt . Acesso em: 26 ago. 2020.
https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35t...
; Guimarães, 2002GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002. ). Tomamos para análise políticas de ensino de português, particularmente aquelas que se instituem no processo de escolarização do campo jornalístico: a Lei 5.692/1971, os PCN (Brasil, 1998BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998. ) e a BNCC (Brasil, 2018BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: MEC, 2018. ).

Palavras-chave:
relação sujeito-língua; educação linguística; política de ensino de português; escolarização do campo jornalístico

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com