Acessibilidade / Reportar erro

Um olhar atento ao papel das emoções para promover o êxodo da Zona de Conforto no ensino-aprendizagem de inglês em uma universidade estadual no Brasil

RESUMO

Este artigo se concentra no desenvolvimento de um estudo empírico sobre a Zona de Conforto (2004; 2006; 2018), lançando luz sobre o papel desempenhado pelas emoções em capacitar os alunos a interagirem com confiança nas aulas de inglês de uma universidade pública do Rio de Janeiro, em Brasil. O referencial teórico baseou-se no conceito de Zona de Conforto (2004; 2006; 2018); e o de emoções (ARAGÃO, 2004; 2011ARAGÃO, Rodrigo. Beliefs and emotions in foreign language teaching. System, Amsterdam, v. 39, issue 3, p. 302-313, Sept. 2011. Available at: Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/p:/S0346251X11000893 . Acessed: 20 Nov. 2020.
https://www.sciencedirect.com/science/ar...
; BARCELOS, 2018; MATURANA, 2002MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política.pdf 2002; ZEMBYLAS 2004ZEMBYLAS, M. The emotional characteristics of teaching through an ethnographic study of one teacher. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 20, issue 2, Feb. 2004, p. 185-201. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2003.09.008.
https://doi.org/10.1016/j.tate.2003.09.0...
; 2018). Este estudo qualitativo e interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2006DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In:: O planejamento da pesquisa qualitativa. Teorias e abordagens. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006. p. 15-42.; LINCOLN; GUBA, 2006) utilizou um questionário individual; observações de campo; relatos individuais de observação de aulas e desempenho de colegas, conversas exploratórias individuais; uma entrevista etnográfica em grupo (ERICKSON, 1986ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In:: M. Wittrock (ed.), Handbook of research on teaching: Volume 3. New York: MacMillan, 1986. ) para debriefing; e um diário final individual dos participantes como ferramentas de coleta de dados. Os resultados mostram uma série de emoções que afetam o desempenho dos alunos na interação.

PALAVRAS-CHAVE:
Zona de Conforto; emoções; ensino-aprendizagem; inglês

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com