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Hegemonias do inglês na internacionalização de duas universidades estaduais brasileiras: consequências indesejadas do ensino por meio do inglês

RESUMO

Com base em um amplo estudo qualitativo que investigou as percepções de docentes e discentes em duas universidades públicas estaduais sobre a internacionalização e a adoção do Ensino por Meio do Inglês (EMI), este estudo teve como foco suas preocupações sobre essa política, com dados colhidos por meio de entrevistas e grupos focais. As preocupações identificadas foram: o impacto negativo sobre o aprendizado do conteúdo, hierarquização linguística, impacto emocional (confiança no uso do inglês), baixa taxa de matrículas, exclusão, (re)produção de desigualdades, impacto sobre identidades de discentes e docentes. Tendo em vista esses resultados, argumentamos ser necessário que tomadores de decisões em ambas as instituições considerem no planejamento e tratem com responsabilidade as preocupações de docentes e discentes.

PALAVRAS-CHAVE:
Ensino por Meio do Inglês; consequências indesejadas; docentes e discentes; Brasil

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