Open-access Produção textual como um processo em um contexto centrado no produto: desafios e possibilidades

Este estudo de caso analisou a aplicabilidade de uma pedagogia para o ensino da escrita como um processo em um contexto de ensino de inglês como língua estrangeira e como os estudantes reagiram e responderam a essa metodologia de ensino. Um grupo de 16 adolescentes de nível intermediário em uma instituição particular de ensino de inglês foi selecionado. Foi seguido um projeto pedagógico em torno da escrita como um processo e as reações e o desempenho dos alunos em cada um dos estágios do processo foi analisado. Ao mesmo tempo, investigou-se como se dá o ensino da escrita na língua materna nas escolas regulares dos alunos. Concluiu-se que o ensino de produção textual nas escolas regulares enfoca mais o processo do que o produto e que uma pedagogia voltada para o processo nas aulas de inglês pode preencher lacunas deixadas nas experiências dos alunos com a escrita na língua materna.

ensino da escrita como um processo; ensino da escrita em língua materna; ensino de inglês como língua estrangeira; revisão por pares


location_on
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro