Acessibilidade / Reportar erro

Gêneros textuais e letramento

Genre and literacy

Resumos

Neste painel, discutimos a relação 'letramento' e 'gênero textual', considerando a rica complexidade que envolve não apenas esses objetos teóricos mas também a sua aplicação no domínio pedagógico, particularmente no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de língua materna. Vincularemos a discussão a nossa experiência de ensino, pesquisa e extensão desenvolvida em programas de formação de professores, voltados para a mobilização de práticas transdisciplinares de natureza colaborativa e fortalecedora da ação docente. Nessa direção, indicamos os projetos de letramento como uma alternativa para o desenvolvimento de um trabalho contextualizado com os gêneros textuais.

Letramento; gênero; formação de professor; ensino-aprendizagem de língua materna; projetos de letramento


Our contribution to this panel intends to discuss how 'literacy' and 'genres' are related, taking into account the complexity involving not only these two theoretical concepts, but also their implementation in the pedagogical domain, especially related to mother tongue learning-teaching. We intend to discuss that based on our experience in teaching, research and extension developed at teacher education programs aiming at transdisciplinary practices of colaborative and strengthening nature. To accomplish this task, we suggest literacy projects as an alternative to develop a contextualized work with genres.

Literacy; genre; teacher education; mother tongue learning-teaching; literacy projects


ARTIGOS

Gêneros textuais e letramento

Genre and literacy

Maria do Socorro Oliveira

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, E-mail: msoliveira@digi.com.br

RESUMO

Neste painel, discutimos a relação 'letramento' e 'gênero textual', considerando a rica complexidade que envolve não apenas esses objetos teóricos mas também a sua aplicação no domínio pedagógico, particularmente no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de língua materna. Vincularemos a discussão a nossa experiência de ensino, pesquisa e extensão desenvolvida em programas de formação de professores, voltados para a mobilização de práticas transdisciplinares de natureza colaborativa e fortalecedora da ação docente. Nessa direção, indicamos os projetos de letramento como uma alternativa para o desenvolvimento de um trabalho contextualizado com os gêneros textuais.

Palavras-chave: Letramento; gênero; formação de professor; ensino-aprendizagem de língua materna; projetos de letramento.

ABSTRACT

Our contribution to this panel intends to discuss how 'literacy' and 'genres' are related, taking into account the complexity involving not only these two theoretical concepts, but also their implementation in the pedagogical domain, especially related to mother tongue learning-teaching. We intend to discuss that based on our experience in teaching, research and extension developed at teacher education programs aiming at transdisciplinary practices of colaborative and strengthening nature. To accomplish this task, we suggest literacy projects as an alternative to develop a contextualized work with genres.

Keywords: Literacy; genre; teacher education; mother tongue learning-teaching; literacy projects.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em novembro de 2009.

Aprovado em fevereiro de 2010.

  • AUERBACH, Elsa. The Power of Writing, the Writing of Power: Approaches to adult ESOL writing instruction. Focus on Basics, v. 3, Issue D, 1999.
  • BARTON, David. Preface: literacy events and literacy practices. In: HAMILTON, Mary; BARTON, David; IVANIc(, Roz (Org.). Worlds of Literacy. Clevedon: Multilingual Matters Ltd., 1993. p. vii-x.
  • BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIc(, Roz. Situated Literacies London: Routledge, 2000.
  • BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação Organização de Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005.
  • BAYNHAM, Mike. Literacy practices: investigating literacy in social contexts. London: Longman, 1995.
  • BAYNHAM, Mike. Ethnographies of literacies: introduction. In: LUKE, Allan; BAYNHAM, Mike. Language and Education, v. 18, n. 4, 2004. p. 286-292.
  • BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. Brasília, 1997.
  • BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
  • COE, Richard. M. The new rhetoric of genre: writing political briefs. In: JOHNS, Ann. M. (Ed.). Genre in the classroom: multiple perspectives, 2002. p. 197-210.
  • COPE Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: literacy Learning and the design of social futures. London: Routledge, 2005.
  • CHRISTIE, Frances. Genre theory and ESL teaching: a systemic functional perspective. TESOL Quartely, v. 33, n. 4, p. 759-763, 1999.
  • DEVITT, Amy J.; REIFF, Mary Jo; BAWARSHI, Anis. Scenes of writing: strategies for composing with genres. New York: Longman, 2004.
  • FREIRE, Paulo. Education for critical consciousness New York: Seabury Press, 1973.
  • GIROUX, Henry. A. Os professores como intelectuais. Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • JOHNS, Ann M. et al Crossing the boundaries of genre studies: commentaries by experts. Journal of Second Language Writing, n. 1, p. 234-249, 2006.
  • KERN, Richard. Literacy and Language Teaching Oxford: Oxford University Press, 2000.
  • GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. London: The Falmer Press, 1996.
  • HYLAND, K. Stance and engagement: a model of interaction in academic discourse. Discourse Studies, v. 7, p. 173-192, 2005.
  • KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
  • KLEIMAN, Angela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, Angela. B.; SIGNORINI, Inês (Org.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000. p. 223-243.
  • KLEIMAN, Angela B. Processos identitários na formação profissional - o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manoel L. G.; BOCH, Françoise (Org.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2006. p. 82-83.
  • LANKSHEAR Colin; KNOBEL Michele. Mapping postmodern literacies: a preliminary chart. In: YLÄ-KOTOLA, M.; SUORANTA, J.; KANGAS, M. (Ed.). The Integrated Media Machine. Hämeenlinna: Edita, v. 2, 2000. Disponível em: <http://www.literacyandtechnology.org/v1n1/lk.html>. Acesso em: 5 fev. 2007.
  • LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
  • LAZERE, Donald. Reading and Writing for Civic Literacy: the critical citizen's guide to argumentative rhetoric. U.S.A: Paradigm Publishers, 2005.
  • LEU, Donald. J. et al Toward a theory of new literacies emerging from the Internet and other information and communication technologies. In: RUDDELL, Robert. B.; UNRAU, Norman (Ed.). Theoretical models and processes of reading Newark, DE: International Reading Association, 2004. p. 1570-1613. Disponível em: <www.readingonline.org/newliteracies/leu/>. Acesso em: 20 ago. 2009.
  • LUKE, Allan. Media literacy and cultural studies. In: MUSPRATT, Sandy; LUKE, Allan; FREEBODY, Peter. (Ed.). Constructing critical literacies: teaching and learning textual practice. Cresskill, NJ: Hampton, 1997. p. 19-49.
  • LUKE, Allan. Two takes on the critical. In: NORTON, Bonny; TOOHEY, Kelleen (Ed.). Critical pedagogy and language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 21-29.
  • McLAREN, Peter Lawrence. Culture or Canon? Critical Pedagogy and the Political of Literacy. Havard Educational Review, v. 58, n. 2, p. 213-234, 1988.
  • OLIVEIRA, Maria do Socorro. Projetos: uma prática de letramento no cotidiano do professor de língua materna. In: KLEIMAN, Angela B.; OLIVEIRA, Maria do Socorro (Org.). Letramento múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal/RN: EDUFRN, 2008. p. 93-118.
  • OLIVEIRA, Maria do Socorro; KLEIMAN, Angela Bustos (Org.). Letramento múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal/RN: EDUFRN, 2008.
  • ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1988.
  • RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica São Paulo: Contexto, 2006.
  • ROTHERY, Joan. Making changes: developing an educational linguistics. In: HASAN, Ruqayia; WILLIAMS, Geoff (Ed.) Literacy in Society London: Longman, 1996. p. 86-123.
  • SNYDER, Ilana. The literacy wars: why teaching children to read and write is a battleground in Australia. Australia: Allen&Unwin, 2008.
  • STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
  • STREET, Brian V. Introduction: The new literacy studies. In: STREET, Brian V. (Ed.) Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 1-19.
  • STREET, Brian V. Introduction. In: STREET, Brian V. (Org.). Literacy and Development: Etnographic Perspectives. London: Routledge, 2001. p. 1-17.
  • STREET, Brian V. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Teleconferência Unesco Brasil sobre 'letramento e diversidade', outubro de 2003.
  • SZWED, John F. The ethnography of literacy. In: CUHMAN, Ellen; KINTGEN, Eugene R.; KROLL, Barry M.; ROSE, Mike (Ed.) Literacy: a critical sourcebook. Boston: Bedford/St. Martin's, 2001. p. 421-429.
  • SWALES, John. M. Other floors, other voices: a textography of small university building. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1998.
  • THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna Petrópolis: Vozes, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2013
  • Data do Fascículo
    2010

Histórico

  • Aceito
    Fev 2010
  • Recebido
    Nov 2009
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com