Acessibilidade / Reportar erro

Formação de professores para a diversidade linguística: dos discursos às práticas

Teacher training for linguistic diversity: from discourses to practices

RESUMO

O presente texto procede ao levantamento de experiências de formação de professores para uma educação valorizadora da diversidade linguística. Nestas experiências objetivamos identificar as estratégias formativas utilizadas e os principais resultados por elas alcançadas para construir um saber que possa servir para melhorar a formação inicial oferecida aos professores das classes iniciais em Angola. A metodologia utilizada é a da revisão sistemática de literatura de 12 artigos baseados em estudos empíricos, publicados entre 2015 e 2020. Os resultados evidenciam a predominância de dois enfoques na formação de professores para a diversidade linguística, organização curricular e práticas pedagógicas, para além de implicarem uma postura de aprendizagem permanente através de uma atitude mais crítica e reflexiva.

PALAVRAS-CHAVE:
Formação de professores; Diversidade linguística; Práticas pedagógicas

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com