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Conceituações e encenações de precariedade e interculturalidade em escolas multiculturais e políticas educacionais no Chile

RESUMO

Atualmente existe uma crescente demanda para abordar a interculturalidade nas escolas devido a uma alta mobilidade global. Entretanto, fatores como identidade e comodificação da linguagem parecem debilitar estes processos em comunidades historica e precariamente marginalizadas como a infância indígena e imigrante. Neste contexto, este estudo misto analisa como se conceitualiza, interpreta, implementa e experimenta a interculturalidade no documento “Política Nacional de Estudantes Estrangeiros (2018-2022) (PNM)”; e nas experiências de seis professores de inglês que trabalham em contextos multiculturais de alta vulnerabilidade. Primeiramente, o documento é analisado seguindo uma abordagem assistida por corpus de análise crítica do discurso. Em seguida, as entrevistas foram analisadas seguindo uma abordagem fundamentada da codificação temática. Os resultados mostram uma clara dicotomia entre a compreensão ontológica e epistemológica da interculturalidade em que as escolas tentam promover a coexistência crítica de várias culturas entre seus alunos e comunidades, apesar da precariedade que enfrentam e da falta de uma compreensão interseccional da interculturalidade na política educacional.

PALAVRAS-CHAVE:
Interculturalidade; imigração; exclusão social; comodificação linguística; educação

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