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A circulação global de políticas de alfabetização: o método fônico, desigualdade e movimentos políticos neoconservadores

The Global Circulation of Literacy Policy: Phonics, Inequality and Neo-Conservative Political Movements1 1 Esta pesquisa foi apoiada pelo CNPq, Processo: 438519/2018-3, “Transnacionalismos na periferia: construindo sentidos no contexto de fluxos globais”, e por bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da UFRJ.

RESUMO

Este artigo examina como a reforma do ensino de alfabetização tornou-se uma prioridade política fundamental para os movimentos políticos conservadores contemporâneos. No Brasil, um governo federal populista de direita priorizou uma mudança para o “método fônico”, enquanto nos EUA e na Austrália a defesa conservadora do método fônico resultou em mudanças nas políticas nas últimas três décadas. A defesa da política do método fônico (PMF) é examinada como parte de uma mudança no terreno do debate político em direção ao controle de instituições culturais e educacionais, defendido por novos tipos de coalizão política. Além disso, a defesa da política do método fônico (PMF) ganha espaço como resultado do compartilhamento transnacional de pessoal, discursos e estratégia política entre grupos conservadores. A análise aponta para conexões entre componentes religiosos, tradicionalistas e neoliberais da defesa política conservadora contemporânea. A discussão baseia-se no exame de relatórios de mídia e declarações de políticas, com foco no caso brasileiro, sugerindo que os interesses comerciais e ideológicos são particularmente próximos nesse cenário, em relação a estudos anteriores em outros lugares.

PALAVRAS-CHAVE:
alfabetização; letramentos; políticas educacionais; políticas linguísticas; globalização

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