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Análise sociossemiótica multimodal do grid e do layout de memes: transformações e reproduções em disputa

Multimodal social semiotic analysis of the grid and layout of memes: transformations and reproductions in dispute

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as transformações e permanências de elementos que ocorrem nos layouts de memes na internet. Partimos da Semiótica Social Multimodal (Kress, 2010KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.), que discute os conceitos de layout e grid, atrelados aos estudos da Comunicação e o conceito de remix (Manovich, 2005MANOVICH, L. Remixability and Modularity. In: MANOVICH, L. Manovich [Site], [S. l.], 2005. Disponível em: Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/remixability-and-modularity . Acesso em: 20 jan. 2020.
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; Navas, 2009NAVAS, E. Remix: the bond of repetition and representation. In: REMIX Theory [Site]. [S. l.], jan. 2009. Disponível em: Disponível em: https://remixtheory.net/?p=361 . Acesso em: 20 dez. 2020.
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) e à visão da Linguística Textual sobre memes (Cavalcante; Oliveira, 2019CAVALCANTE, M. M.; OLIVEIRA, R. L. de. O recurso aos memes em diferentes padrões de gêneros à luz da Linguística Textual. Desenredo: Revista do Programa de Pós-graduação em Letras de Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 8-23, 2019. Disponível em: Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/8931 . Acesso em: 10 maio 2023.
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; Lima Neto, 2020LIMA NETO, V. de. Meme é gênero? Questionamentos sobre o estatuto genérico do meme. Trabalhos em linguística aplicada, Campinas, v. 59, n. 3, p. 2246-2277, set./dez. 2020. DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/01031813834991620201116 . Acesso em: 12 abr. 2024.
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). Metodologicamente selecionamos dois memes, cada qual de um tipo diferente de grid e os analisamos com base na categoria de grid e nos processos de transformação pelos quais eles passam. Os resultados apontam que a repetição dos grids e de elementos dos layouts dos memes remixados sugere conservadorismo na produção desses textos, mas, ao mesmo tempo, são práticas valorizadas que consolidam a cultura do remix do copiar/colar para gerar engajamento em redes sociais digitais, apesar de o agenciamento dos produtores remix ser limitado pelo agenciamento de controle e reprodução das empresas de redes sociais.

Palavras-chave:
layout; memes; multimodalidade; remix; semiótica social

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