Acessibilidade / Reportar erro

A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão

Grammar in Portuguese teaching: the search for understanding

O presente artigo discute a ideia amplamente divulgada na esfera acadêmica de que o ensino da gramática de Língua Portuguesa, de décadas atrás, no Brasil, se constituiu como um panorama contínuo e homogêneo. Na busca de compreender esse passado, foram analisadas entrevistas com algumas professoras de Língua Portuguesa que trabalharam nas décadas de 1950 a 1970 no ensino público paulista, a fim de investigar como se constituíram seus discursos a respeito do ensino de gramática no processo de rememoração. Foi possível verificar que a permanência de uma tradição e a instauração de novas posturas coexistiram num mesmo período de tempo, havendo espaço para posturas distintas no ensino da gramática.

língua portuguesa; ensino; gramática


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com