Acessibilidade / Reportar erro

As representações do papel do professor de português

The representations of the Portuguese teacher's role

Nosso objetivo é demonstrar os resultados de uma investigação sobre as representações do papel do professor de Língua Portuguesa construídas por acadêmicos concluintes de cursos de Letras. Foram discutidos os possíveis reflexos dessas representações no modo como a língua tem sido ensinada e socialmente representada no país. O recorte teórico da pesquisa sustentou-se numa abordagem sócio-histórica e ideológica da linguagem, conforme asseveram Bakhtin/Volochínov (1995) e Bakhtin (2003). A análise dos dados apoiou-se no paradigma indiciário (GINZBURG, 1998), para realizar o rastreamento e a interpretação dos indícios das representações. Os resultados apontam para dois tipos predominantes de representações do papel do professor - o do professor-repassador de conteúdos e o do professor-repassador de conteúdos com alçamento a professor-investigador.

Professor de língua portuguesa; estudo e ensino de língua portuguesa; representações sociais da língua


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com