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Erro e correção: as crenças de dois professores de escola pública e de alguns de seus alunos

Este estudo aborda a temática crenças, especificamente as crenças de professores e alunos de LE (inglês) da rede pública de ensino a respeito da correção de erros. A investigação, de cunho qualitativo, foi conduzida em uma cidade próxima a Goiânia, capital do Estado de Goiás, e buscou estabelecer relações entre as crenças dos professores e as crenças de alguns de seus alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, no segundo semestre de 2003. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas, notas de campo, observações e filmagens de aulas e analisados sob duas perspectivas: estudos sobre crenças relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Horwitz (1985, 1988, 1999), Pajares (1992), Johnson (1994, 1999), Barcelos (1995, 1999, 2004a, 2004b) entre outros, e estudos sobre erro e correção de Schulz (1996), Figueiredo (1997, 2005), Lee (2003), entre outros. Os resultados apontam que as experiências que os professores tiveram, quando eram aprendizes de LE, influenciam sua prática cotidiana em sala de aula, bem como as formas como lidam com as questões relativas a erro e correção. Tais crenças são compartilhadas por alguns dos alunos, mas conflitantes com as de outros. Conclui-se, portanto, que é importante fornecer subsídios para que os professores possam conhecer, refletir, discutir e questionar suas crenças, de forma geral, e não apenas sobre erro e correção.


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