RESUMO:
Esta análise continua a examinar a constatação da variação dialetal em livros didáticos de espanhol L2 por Hernández Cubo (2019) e compara as novas conclusões com as do estudo precedente enfocando o mesmo aspecto linguístico: a diferença nos usos e âmbito semântico dos dois pretéritos – o Pretérito Perfeito Composto e o Pretérito Indefinido – nas macro-variantes peninsular e hispano-americana. Como o anterior estudo de Hernández Cubo (2019) examina apenas livros didáticos produzidos em Espanha, a presente investigação propõe uma comparação inter-regional, avaliando materiais de outras regiões do globo. Assim, este estudo amplia a investigação da variação linguística no ensino do espanhol L2 através de uma análise inter-regional, que revela que o reconhecimento da diversidade dialetal nos usos dos tempos mencionados não é prioritário para os autores desses livros. Livros escolares dos EUA, França, Alemanha e Itália apresentam certos níveis de reconhecimento, enquanto os do Brasil e do Reino Unido constituem os materiais mais sintonizados com a variação dialetal quanto ao tratamento dos pretéritos em espanhol.
RESUMO:
livros didáticos de Espanhol L2; variação dialetal; ideologia linguística padrão; pretérito; Pretérito Perfecto Compuesto; Pretérito Indefinido