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A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula

Este artigo aborda a constituição da identidade profissional do professor de inglês de escolas públicas a partir do desenvolvimento de avaliações de aulas (análises escritas de aulas). Partindo de um enquadre do interacionismo sócio-discursivo (BroncKart, 1997), o estudo discutirá como o desenvolvimento de uma perspectiva argumentativa sobre a própria ação na escrita de avaliações de aulas pode criar um espaço para a constituição do sujeito crítico. As avaliações coletadas no módulo "O papel do multiplicador", do Programa "Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando", oferecido a professores de escolas públicas de São Paulo pela PUC/SP e Sociedade de Cultura Inglesa/SP, serão analisadas a partir de características argumentativas (Bronckart, 1997). Resultados iniciais mostram que a argumentação nessas avaliações permite uma abordagem de si e da própria ação numa perspectiva histórica que leva à compreensão da constituição da própria identidade (Moita Lopes, 1998).


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