Acessibilidade / Reportar erro

As emoções no relato de experiência de uma professora brasileira sobre o ensino remoto de língua inglesa durante a pandemia de COVID-19

RESUMO

Fundamentados na perspectiva dialógica da linguagem e na abordagem crítica do estudo das emoções no ensino de línguas, objetivamos discutir as emoções de uma professora de língua inglesa no seu relato de experiência de ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Apresentamos um estudo de caso baseado na análise de discurso do relato de experiência da professora durante sua participação em uma mesa-redonda sobre o ensino de língua inglesa em tempos de pandemia. O evento aconteceu de forma remota no primeiro semestre de 2020, na Semana Universitária de uma faculdade do interior do Ceará, no Brasil. Considerando o contexto concreto e os contextos mais amplos de produção do discurso, nossa análise do enunciado da professora indica a predominância da emoção de angústia nas relações de poder, sobretudo, com os discursos acadêmico, pedagógico e legislativo. Não obstante, a professora revela autoconfiança frente à demanda do uso frequente do computador e do WhatsApp no ensino remoto.

PALAVRAS-CHAVE:
emoções; língua inglesa; ensino remoto; discurso

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com