Acessibilidade / Reportar erro

O processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão durante o estágio curricular supervisionado

The process of identification of a preservice English teacher with the teaching activity during her training practice

Este artigo discute o processo de identificação de uma professora pré-serviço de inglês com a profissão, durante a realização do estágio curricular obrigatório em uma escola pública, no decorrer de 2007. Os dados foram coletados por meio de sessões de visionamento e escritura de diários reflexivos e os procedimentos de análise são basicamente de Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Os resultados indicam que o processo de identificação da professora pré-serviço com a profissão e com o contexto escolar, durante o estágio curricular, constitui-se pelos / nos papéis sociais que ela assume - ou tem permissão de assumir - no decorrer de sua docência.

identidade; formação pré-serviço; Análise Crítica do Discurso


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com