Acessibilidade / Reportar erro

Atividade social acadêmica no ensino de língua inglesa on-line: o que os aprendizes nos dizem sobre isso?1 1 Trabalho decorrente de recorte de pesquisa de pós-doutoramento (Capes-PNPD) realizada no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL-UFSCar), sob supervisão da professora dra. Rita de Cássia Barbirato.

Academic social activity in online English language teaching: what do learners tell us about it?

RESUMO

Neste artigo propomos compreender, por meio do discurso dos participantes, o impacto do planejamento (ALMEIDA FILHO, 2012ALMEIDA FILHO, J. C. P. Quatro estações no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2012.) de um curso de língua inglesa on-line em contexto universitário, baseado em Atividades Sociais (LIBERALI, 2012LIBERALI, F. C. (Org.). Inglês. São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino, v. 2).). Para isso, explanamos brevemente a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (ENGESTRÖM, 1999ENGESTRÖM, Y. Perspectives on activity theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. https://doi.org/10.1017/CBO9780511812774
https://doi.org/10.1017/CBO9780511812774...
) e a noção de Atividades Sociais no ensino de língua inglesa como formas de permitir o reposicionamento social dos aprendizes, mesmo através de um ambiente de ensino-aprendizagem virtual. Demonstramos como o curso foi planejado e analisamos aspectos relativos à desenvoltura e às dificuldades dos aprendizes, sua qualidade de participação e suas percepções sobre o curso. Como resultados, verificamos que os aprendizes em geral possuem dificuldades com Atividades Sociais de cunho acadêmico e que estas dificuldades resultaram em participação limitada nas atividades didáticas propostas no curso. No entanto, aspectos positivos foram observados pela professora-pesquisadora e citados pelos alunos em seus depoimentos.

PALAVRAS-CHAVE:
ensino de língua inglesa; EaD; Atividades Sociais; TASHC; planejamento

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com