Resumo:
A falácia do falante nativo tem sido identificada como uma das ideologias mais prevalentes e prejudiciais a afetar os professores falantes não-nativos (NNSTs). Através da análise de como a autopercepção da não-natividade dos participantes forma sua autoimagem como futuros professores de inglês na Colombia, este estudo envolvendo métodos mistos procura contribuir para expandir esse corpo de pesquisa no contexto da América Latina. Resultados deste estudo revelaram uma dicotomia na autopercepção dos participantes: embora eles não considerem a sua não-natividade como um problema em potencial nas suas carreiras futuras, por causa da sua educação continuada e suas vantagens como NNSTs, em relação aos professores nativos, os NNSTs se veem em uma posição desfavorável por sua "habilidade de língua e conhecimento cultural não-ideais".
Palavras-chave:
Ideologias da Linguagem; Professores de Inglês Não-Nativos; Mito do Falante Nativo; Falácia do Falante Nativo; Autopercepção da (não)Natividade