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Pós-crítica na práxis do ensino contemporâneo de língua inglesa

Resumo

Este artigo investiga a importância do pensamento crítico para o ensino de língua inglesa. Começa com um exame da noção de práxis e sua possível relevância para pesquisas atuais de letramento crítico e programas de formação de professores. Um desses programas foi um curso a distância oferecido a professores de inglês de escolas públicas brasileiras de novembro de 2016 a novembro de 2017. Uma análise de excertos de postagens em fóruns e sessões de bate-papo no Moodle desse curso foi realizada com o propósito de verificar se os participantes reconheciam a importância do letramento crítico e identificavam alguns obstáculos a sua implementação em sala de aula. O artigo conclui defendendo uma abordagem pós-crítica (HOY, 2005HOY, D. C. Critical Resistance. From Poststructuralism to Post-Critique. Cambridge: The MIT Press, 2005.) para o desenvolvimento da práxis crítica de professores de inglês, baseada nos conceitos de autorreflexividade e ética.

PALAVRAS-CHAVE:
ensino de língua inglesa; letramento crítico, práxis; autorreflexividade; ética

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