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Características ocultas na produção de conhecimento global: (re)posicionando teoria e prática na escrita acadêmica

RESUMO

Um dos principais desafios da Linguística Aplicada é como lidar com o desequilíbrio de poder entre os países do “norte” e do “sul” global na produção de conhecimento. Um objetivo central da Linguística Aplicada Crítica tem sido providenciar novas bases epistemológicas para enfrentar esse problema, por meio de perspectivas pós-coloniais, por exemplo. Este artigo mostra como a estrutura da escrita acadêmica, mesmo dentro de tradições críticas, pode reforçar relações de conhecimento desiguais. A análise de teses e publicações brasileiras que se apoiam no quadro teórico dos multiletramentos identifica uma série de movimentos discursivos que configuram “elementos ocultos” (STREET, 2009STREET, B. “ Hidden” Features of Academic Paper Writing. Working Papers in Educational Linguistics (WPEL), v. 24, n. 1, p. 1, 2009.), posicionando a teoria do “norte” como universal e aplicações empíricas no “sul” como localmente restritas. O artigo oferece um conjunto de perguntas para reflexão crítica durante o processo de escrever, contribuindo à literatura sobre letramentos acadêmicos.

PALAVRAS-CHAVE:
Epistemologia; linguística aplicada crítica; globalização; teoria pós-colonial; multiletramentos; letramentos acadêmicos

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