Resumo:
Este artigo abordou as estratégias de legitimação da mega mineração na Argentina, desde a construção de um discurso pró-mineração. Para isso, trabalhamos a partir do estudo de caso da mineradora La Alumbrera e sua estratégia de comunicação, analisando publicações da Revista Minera Alumbrera. Concentramos nossa análise na reconstrução dos modos nos quais a empresa projeta uma imagem de si mesma (ethos) (Amossy, 2000), a cena enunciativa que apela para fazê-la (Maingueneau, 1998) e os lugares-comuns (topoi) dos quais se vale (Perelman, 1989PERLEMAN, Ch.; OLBRECHTS-TYTECA, C. Tratado de la argumentación. Madrid: Gredos, 1989.). La Alumbrera constrói em suas publicações um ethos pedagógico a partir de uma cenografia professoral que visa a legitimar seus negócios em um contexto de crescentes conflitos socioambientais.
Palavras-chave:
discurso pró-mineração; legitimação; mega mineração; ethos pedagógico; cenografia professoral.