Acessibilidade / Reportar erro

Agência e subjetividade em tempos (neoliberais) de pandemia: um estudo duoetnográfico

RESUMO

Este estudo duoetnográfico aborda alguns dos conflitos que duas docentes em uma Universidade federal brasileira vivenciaram durante a pandemia. Ao se engajarem em conversas induzidas por narrativas trocadas virtualmente durante as primeiras semanas da quarentena, as autoras iniciam teorizações acerca de temas emergentes que, para elas, careciam de análises críticas e posterior ressignificação. Nesse sentido, o presente artigo discute o papel da agência em suas vidas pessoais e profissionais e como ela foi engendrada durante tempos tão complexos e imprevistos, voltando-se para questões de coletividade e diversidade. Ademais, este trata de questões identitárias e de subjetividades neoliberais que também emergiram durante esta rica experiência colaborativa, levando, portanto, a processos subjetificadores arriscados e verdadeiros por parte de suas autoras.

PALAVRAS-CHAVE:
duoetnografia; agência; neoliberalismo; subjetificação

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com