Acessibilidade / Reportar erro

Quando a formação de professores se torna móvel: um estudo sobre emergência complexa

RESUMO

A popularidade dos dispositivos móveis traz novos desafios para a formação de professores. Com base na teoria da complexidade, este estudo qualitativo busca compreender melhor as dinâmicas de um grupo social, especialmente as condições para a emergência da aprendizagem em uma experiência educacional móvel. Sessenta professores em serviço no Brasil participaram de uma iniciativa de educação continuada via aplicativo WhatsApp por seis semanas. A análise das respostas aos questionários abertos e do corpus gerado pelas interações dos professores indicam que a mobilidade dos dispositivos favoreceram interações, distribuição de controle e o repertório de possibilidades. Os resultados também indicam que os professores reconhecem o potencial da tecnologia móvel para mediação de experiências de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:
aprendizagem móvel; whatsapp; formação de professores; teoria da complexidade

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com