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#FraudenasUrnas: estratégias discursivas de desinformação no Twitter nas eleições 2018

#FraudenasUrnas: Disinformation’s Discursive Strategies on Twitter During Brazilian 2018 Elections

RESUMO

Este artigo busca analisar as estratégias discursivas utilizadas para legitimar desinformação na mídia social e, de modo particular, no Twitter. Para tanto, utilizamos dados que tratam de suspeitas sobre supostas fraudes nas urnas eletrônicas durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2018. A partir de um conjunto de dados de 276.875 retweets e 84.577 tweets unicamente com desinformação, extraídos das conversações políticas na ferramenta, examinamos os cinquenta tweets com maior número de retweets e suas estratégias de legitimação a partir de Van Leeuwen (2007VAN LEEUWEN, T. J. Legitimation in discourse and communication. Discourse & Communication, Londres, v. 1, n. 1, p. 91-112, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/1750481307071986
https://doi.org/10.1177/1750481307071986...
). Como resultado, observamos que tweets ancorados em estratégias de autoridade pessoal e avaliação moral obtiveram maior sucesso em sua legitimação. Deste modo, usuários com autoridade nos canais de mídia social têm importância significativa para espalhar esse tipo de discurso.

PALAVRAS-CHAVE:
desinformação; estratégias discursivas; mídia social; política

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