Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2024
  • Paisagens de língua e letramento em mudança nas universidades brasileiras Introduction

    Martin-Jones, Marilyn; Castanheira, Maria Lucia; Mattos, Andréa Machado de Almeida
  • Tempos de mudança em uma universidade brasileira: percepções de pesquisa sobre as práticas de linguagem, letramento e digitais de acadêmicos Thematic Dossier

    Magalhães, Izabel

    Resumo em Português:

    RESUMO: Com a atual política de internacionalização das universidades federais no Brasil, com o projeto de um sistema de avaliação e o rápido avanço para a digitalização, há mudanças de longo prazo na organização da vida acadêmica diária e nas práticas comunicativas dos professores universitários. Antes da política de internacionalização, a principal língua na área da pesquisa era o português, mas agora há uma mudança crescente para o inglês em algumas áreas. Este artigo enfoca o impacto dessas mudanças nas práticas de linguagem e letramento de docentes, e nas posturas e estratégias que eles/as adotaram diante das mudanças. Baseia-se em entrevistas conduzidas com acadêmicos/as em um projeto de pesquisa etnográfica crítica realizada em duas universidades federais em 2019. O foco eram as trajetórias acadêmicas, as biografias tecno-linguísticas e as percepções sobre as mudanças. Apresento insights detalhados de pesquisa realizada com três acadêmicos/as em uma das universidades federais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: With the current policy of internationalization of federal universities in Brazil, with the design of an appraisal system, and with the rapid trend towards digitization, there have been far-reaching changes in the day-to-day organization of academic life and in the communicative practices of academics. Before the internationalization policy, the main language of research was Portuguese, but now there is a growing shift to English in some fields. This article focuses on the impact of these changes on the language and literacy practices of academic staff, and on the stances and strategies they have adopted vis-à-vis the changes. It draws on interviews conducted with academics during a critical ethnographic research project carried out in two federal universities in 2019. The focus was on their academic trajectories over time, their techno-linguistic biographies and their views on the changes. I present detailed insights from research conducted with three academics at one of the federal universities.
  • Hegemonias do inglês na internacionalização de duas universidades estaduais brasileiras: consequências indesejadas do ensino por meio do inglês Thematic Dossier

    Gimenez, Telma; Cogo, Alessia; Calvo, Luciana Cabrini Simões; El Kadri, Michele Salles

    Resumo em Português:

    RESUMO Com base em um amplo estudo qualitativo que investigou as percepções de docentes e discentes em duas universidades públicas estaduais sobre a internacionalização e a adoção do Ensino por Meio do Inglês (EMI), este estudo teve como foco suas preocupações sobre essa política, com dados colhidos por meio de entrevistas e grupos focais. As preocupações identificadas foram: o impacto negativo sobre o aprendizado do conteúdo, hierarquização linguística, impacto emocional (confiança no uso do inglês), baixa taxa de matrículas, exclusão, (re)produção de desigualdades, impacto sobre identidades de discentes e docentes. Tendo em vista esses resultados, argumentamos ser necessário que tomadores de decisões em ambas as instituições considerem no planejamento e tratem com responsabilidade as preocupações de docentes e discentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A larger qualitative study, which we draw upon here, investigated the perceptions of academics and students, in two state funded universities, regarding internationalization and the use of English as a medium of instruction (EMI). In this article, we focus on their concerns about EMI policy, drawing on interviews and focus groups. The range of concerns that were identified during this study were: the negative impact on content learning, language hierarchization, the emotional impact (confidence in using English), low student enrollment, exclusion, (re) production of inequality, impact on identity and collegiality. Taking account of these findings, we argue that it is important for language policymakers in both institutions to consider the concerns of academics and students as part of their planning process, and to address them responsibly.
  • Português como língua adicional em uma universidade brasileira: encontros em espaços de aprendizagem de línguas e conflitos entre formas de saber Thematic Dossier

    Frazatto, Bruna Elisa

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analiso narrativas sobre os espaços de aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) de uma universidade brasileira a fim de esmiuçar como formas de saberes, ou diferenças epistêmicas, podem estar ligadas à produção de diferenças linguísticas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras na área de PLA e um intercambista japonês. Na análise, focalizo como os participantes constroem escalas sobre o mundo, nas quais se desenham hierarquias entre estudantes e seus saberes com base em ideias sobre o Oriente e o Ocidente. Concluo argumentando que, para diminuir a possibilidade de reproduzir conhecimentos hegemônicos, as universidades precisam se engajar em diálogos epistêmicos urgentes e em práticas que tenham a ver com política linguística em espaços de aprendizagem de língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article I analyse narratives about Portuguese as an Additional Language (PAL) learning spaces within a Brazilian university in order to show how ways of knowing, or epistemic differences, can be tied to the production of linguistic differences. Semi-structured interviews were conducted with two PAL educators and one Japanese student. To conduct the analysis, I focus on the ways in which participants ‘scale the world’. This line of analysis demonstrated that participants construct hierarchies between learners and between knowledges based on ideas of West and East. In concluding, I argue that university administration and staff need to engage in urgent epistemological dialogue and praxis concerning language policy and practice in language learning spaces, in order to diminish the possibility of reproducing hegemonic knowledges.
  • Internacionalização do ensino superior no Brasil: Estratégias institucionais e diferentes discursos sobre língua entre acadêmicos em uma universidade federal Thematic Dossier

    Martin-Jones, Marilyn; Souza, Ana; Carvalho, Gilcinei

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta um estudo conduzido em uma universidade federal do Brasil. O estudo teve como foco (1) as maneiras em que estratégias institucionais e iniciativas de políticas de diferentes tipos, relacionadas à pesquisa e ao ensino, foram desenvolvidas em contexto de internacionalização e mudanças de políticas nacionais; (2) as perspectivas de diferentes acadêmicos em relação a esses processos, e discursos sobre o desenvolvimento de conhecimento que sustentam essas perspectivas. O estudo foi conduzido como parte de um estudo maior, baseado em duas universidades. Este estudo maior é intitulado A mudança na paisagem linguística e de letramento de universidades brasileiras. Este artigo baseia-se em recentes linhas de desenvolvimento teórico em etnografia de política linguística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents research which was carried out in one federal university in Brazil. The focus was on: (1) the ways in which institutional strategies and policy initiatives of different types, relating to research and to teaching, were being developed in the wake of internationalization and national policy shifts; (2) the views of different academics regarding these ongoing policy processes, and the wider discourses about language and about knowledge-building underpinning their views. The research was carried out as part of a wider study, based in two universities. The wider study was entitled: The changing language and literacy landscapes of Brazilian universities. This article builds on recent lines of theory-building in the ethnography of language policy.
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com