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A poesia no Brasil (p. 7) |
O que seja o verso (p. 1) |
“Compreende-se por verso…” (p. 35) |
Das sílabas (p. 1) |
Das sílabas (p. 35) |
Da contagem das sílabas (p. 5) |
Da contagem das sílabas (p. 38) |
Pronunciações das vogais (p. 6) |
Pronúncia das vogais (p. 39) |
Sinérese e sinalefa (p. 9) |
Sinérese e sinalefa (p. 41) |
Segundo modo de alterar o número de sílabas (p. 10) |
Modo de alterar o número de sílabas (p. 41) |
Advertência restritiva (p. 12) |
Advertência de Castilho (p. 43) |
Dos acentos predominantes ou pausas em geral (p. 13) |
Dos acentos predominantes ou pausas (p. 44) |
O que sejam palavras agudas, graves e esdrúxulas (p. 16) |
Palavras agudas, graves e esdrúxulas (p. 45) |
Quantas espécies de metros há em língua portuguesa (p. 17) |
Das espécies de metros na língua portuguesa (p. 45) |
Sobre os versos portugueses de medição latina (p. 21) |
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Versos agudos, graves e esdrúxulos (p. 21) |
Dos versos graves, agudos e esdrúxulos (p. 57) |
Dos versos graves em geral (p. 22) |
Dos versos graves em geral (p. 56) |
Dos versos agudos em geral (p. 22) |
Dos versos agudos em geral (p. 56) |
Dos versos esdrúxulos em geral (p. 23) |
Dos versos esdrúxulos em geral (p. 56) |
Contra dos esdrúxulos (p. 25) |
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Proporção dos versos agudos, graves e esdrúxulos para o Português (p. 26) |
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Dos metros símplices e compostos em geral (p. 27) |
Dos metros simples e compostos em geral (p. 58) |
Composição dos versos de cinco sílabas (p. 28) |
Composição dos versos de cinco sílabas (p. 59) |
Composição do metro de seis sílabas (p. 29) |
Dos de seis sílabas (p. 59) |
Composição dos metros de sete sílabas (p. 31) |
De sete sílabas (p. 60) |
Composição dos metros de oito sílabas (p. 32) |
De oito sílabas (p. 61) |
Composição do verso de nove sílabas (p. 34) |
De nove sílabas (p. 62) |
Composição do verso de dez sílabas (p. 35) |
De dez sílabas (p. 62) |
Composição do verso de onze sílabas (p. 38) |
De onze sílabas (p. 64) |
Composição dos versos de doze sílabas (p. 39) |
De doze sílabas ou alexandrino (p. 64) |
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Observações (p. 68) |
Primeiro exercício métrico (p. 44) |
Dos exercícios métricos (p. 69) |
Segundo exercício métrico (p. 45) |
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Da índole da língua portuguesa em relação aos metros (p. 47) |
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Observações sobre a melodia dos versos (p. 58) |
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Dos versos duros (p. 59) |
Dos versos duros (p. 70) |
Versos frouxos (p. 60) |
Dos versos frouxos (p. 71) |
Versos monófonos (p. 61) |
Versos monófonos (p. 71) |
Versos cacofônicos (p. 61) |
Versos cacofônicos (p. 71) |
Da letra A (p. 62) |
Da letra A (p. 71) |
Da letra E (p. 65) |
Da letra E (p. 72) |
Da letra I (p. 65) |
Da letra I (p. 72) |
Da letra O (p. 68) |
Da letra O (p. 72) |
Da letra U (p. 69) |
Da letra U (p. 73) |
Recapitulação sobre a índole das cinco vogais (p. 70) |
“… recapitulando…” (p. 73) |
Das letras consoantes em geral (p. 70) |
Das consoantes (p. 73) |
Estatística dos sons e articulações na língua portuguesa (p. 82) |
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Ampliação da teoria dos valores das vogais e das consoantes (p. 83) |
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Digressão sobre a composição fônica das palavras (p. 85) |
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Língua primitiva (p. 86) |
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Amostras e exercícios onomatópicos (p. 87) |
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Lexicologia (p. 101) |
Lexicologia (p. 75) |
Dos versos soltos e dos rimados em geral (p. 103) |
Dos versos soltos e rimados em geral (p. 75) |
Vantagens dos versos não rimados (p. 103) |
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Vantagens dos versos rimados (p. 104) |
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Em que obras são preferíveis os versos soltos (p. 104) |
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Em que obras são preferíveis os versos rimados (p. 105) |
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Qual é o metro português que melhor pode dispensar a rima (p. 105) |
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Algumas cláusulas que se devem observar para os versos soltos (p. 106) |
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Dvisão das rimas em consoantes e toantes (p. 109) |
Divisão das rimas (p. 76) |
Do uso dos toantes (p. 109) |
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Combinação dos toantes com os consoantes para chácara (p. 110) |
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Diferença de mérito de consoantes ou rimas perfeitas (p. 112) |
Mérito das rimas (p. 77) |
Do modo de usar dos consoantes (p. 114) |
Da disposição das rimas (p. 77) |
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Da homofonia do verso e da rima (p. 84) |
Do modo de procurar as rimas (p. 137) |
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Sobre a recitação dos versos (p. 138) |
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Da poesia (p. 145) |
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Gêneros poéticos (p. 91) |