Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS DA GINÁSTICA NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NA FUNÇÃO CARDIOPULMONAR DE ATLETAS

RESUMO

Introdução:

A ginástica aeróbica é um esporte recreativo, ornamental, rítmico e expressivo. É amplamente utilizado na educação física em faculdades e universidades pois também se acredita que esse esporte beneficie a função cardiopulmonar e a composição corporal dos praticantes.

Objetivo:

Estudar as influências da ginástica aeróbica sobre a composição corporal e sobre a função cardiopulmonar em seus praticantes.

Métodos:

40 estudantes universitários foram voluntários para a amostra de pesquisa. As condições de vida e nível de aprendizagem das disciplinas foram as mesmas. Os estudantes foram divididos em dois grupos para pesquisa. Não houve diferença significativa entre os grupos na comparação da idade, altura e peso dos voluntários. O grupo de alta carga efetuou exercícios com um ritmo cardíaco máximo de 220 enquanto o grupo de baixa carga executou o mesmo protocolo sob ritmo cardíaco máximo de 195 batimentos por minuto. A intervenção deu-se em 40 e 60 minutos de exercício, respectivamente, durante oito semanas. O monitor POLAR foi usado para verificar o desempenho cinemático dos atletas. Os dados foram processados estatisticamente.

Resultados:

A ginástica aeróbica influenciou a composição corporal dos estudantes universitários com diferenças significativas na circunferência de busto, cintura, quadril, coxa e espessura de prega cutânea (P<0,05). A frequência cardíaca, a ventilação pulmonar e a pressão diastólica dos atletas aumentaram significativamente logo após a ginástica aeróbica. O estudo mostrou que a frequência cardíaca em repouso dos voluntários diminuiu significativamente após o exercício, e sua função pulmonar voltou ao normal (P<0,05).

Conclusão:

O exercício aeróbico aperfeiçoou a composição corporal, a fisiologia e a função cardiopulmonar de seus praticantes sendo recomendado o seu maior incentivo nas faculdades e universidades. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Aptidão Física; Teste de Esforço; Composição Corporal; Ginástica

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br