Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE O CONDICIONAMENTO FÍSICO DOS UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

O condicionamento físico dos estudantes universitários incita uma preocupação alarmante. Embora a importância dos testes de condicionamento físico para os estudantes universitários tenha se aprimorado, o nível geral e sua faixa de variação são baixos. Isso exige das faculdades e universidades atitudes para aumentar a consciência dos esportes e enriquecer seus métodos de exercício físico. Artigos científicos relevantes podem auxiliar as universidades em seus esforços para promover a saúde física e mental dos estudantes universitários.

Objetivo:

Analisar os efeitos da prática de exercícios físicos sobre o condicionamento físico dos universitários.

Métodos:

Selecionou-se aleatoriamente 30 estudantes universitários com função cardiopulmonar normal como voluntários para a pesquisa. Foi promovida a caminhada por 30 minutos seguida de um teste rápido de caminhada nos estudantes universitários. Fatores como a respiração, frequência cardíaca e outros indicadores durante o exercício foram coletados, medidos e avaliados.

Resultados:

Os estudantes da pesquisa tinham boas correlações com cada índice de absorção de oxigênio, exalação de CO2, relação de ventilação e frequência cardíaca durante a corrida uniforme. O valor dos índices tendeu a estabilizar-se cerca de 5 minutos após o exercício.

Conclusão:

O exercício de corrida ativa pode melhorar a resistência aeróbica dos estudantes universitários. O condicionamento físico foi aprimorado nesse experimento. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Resistência Física; Condicionamento Físico Humano; Saúde do Estudante; Exercício Físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br