RESUMO
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi avaliar se houve mudanças na composição corporal depois de 20 semanas (duas vezes por semana) com o programa de Método Pilates (MP), em comparação com um grupo controle.
Métodos:
Trata-se de um estudo quasi-experimental controlado, no qual 41 indivíduos (83,3% mulheres, 16,7% homens), com idade entre 28 e 58 anos (média = 42,37 ± 7,86 anos). Os participantes foram divididos em dois grupos (grupo intervenção e controle) e posteriormente avaliados. A composição corporal foi medida por técnicas antropométricas, usando as seguintes variáveis: peso, altura e 6 dobras cutâneas. A intervenção com o MP consistiu em duas sessões semanais, durante um período de 20 semanas. O comparecimento mínimo para o programa foi de 85%.
Resultados:
Foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos quanto à somatória das medidas de seis dobras cutâneas (p = 0,01) e percentual de gordura corporal (p = 0,004).
Conclusão:
A prática do MP durante 20 semanas parece ser uma atividade que pode influenciar positivamente as mudanças na composição corporal. Nível de evidência III, estudo de coorte controlado não randomizado.
Descritores:
Antropometria; Gordura subcutânea; Exercício; Técnicas de exercício e de movimento