RESUMO
Introdução
O desenvolvimento contínuo do basquetebol proporciona maiores exigências para os seus jogadores. O método tradicional de educação prática dificilmente adapta-se à situação atual de rápido desenvolvimento, necessitando de estratégias de ensino atualizadas.
Objetivo
Explorar o método de ensino referente à postura ensinada no basquetebol com base no treinamento e habilidades esportivas.
Métodos
Sob um protocolo particular, as habilidades esportivas de destaque de cada atleta foram analisadas cinematicamente com bola marcadora, foram verificadas e corrigidas as deficiências em suas habilidades esportivas e novos testes foram executados a partir das correções. Após o treinamento, os dados cinemáticos das habilidades motoras foram obtidos novamente, os dados antes e depois foram comparados, analisados e discutidos. Discutiu-se, com um grupo de especialistas, um esquema de treinamento científico dedicado às habilidades esportivas de cada praticante.
Resultados
Usando o modelo de análise cinemática do movimento, podemos encontrar com detalhes as deficiências dos atletas no processo esportivo e ajustá-las, otimizando os aspectos de destaque de cada jogador.
Conclusão
A utilização do modelo mecânico para analisar as habilidades esportivas e os movimentos do basquetebol pode complementar os programas de ensino científico para os atletas, recomenda-se maiores estudos para a sua popularização. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Fenômenos Biomecânicos; Educação Física e Treinamento; Basquetebol