Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DAS CAUSAS E PREVENÇÃO CONTRA LESÕES NO TORNOZELO NO BASQUETEBOL UNIVERSITÁRIO

RESUMO

Introdução:

o basquetebol é uma modalidade esportiva combativa, muito popular entre os universitários. No entanto, necessita de muitos períodos de corrida, intercalados por pausas emergenciais, enfrentamentos e outras ações propensas a lesões no tornozelo.

Objetivo:

Investigar as causas de lesões nas articulações do tornozelo no basquetebol universitário, levantando contramedidas para prevenir essas lesões desportivas.

Métodos:

O total de 413 estudantes universitários que participam regularmente em jogos de basquetebol em 10 faculdades e universidades foram selecionados como objetos de pesquisa. As causas das lesões nas articulações do tornozelo no processo desse esporte foram investigadas através de questionários, sendo analisadas as principais causas das lesões através de métodos estatísticos.

Resultados:

as causas das lesões nas articulações do tornozelo dentro do basquetebol universitário incluem principalmente fatores subjetivos e objetivos. Os fatores subjetivos incluem a preparação psicológica inadequada, o exercício de aquecimento inadequado, o amortecimento inadequado, o exercício excessivo, entre outros listados; os fatores objetivos contemplam principalmente a lesão local e a lesão acidental.

Conclusão:

A participação dos estudantes universitários no basquetebol é benéfica para melhorar a sua saúde física, requerendo medidas eficazes para prevenir possíveis lesões no tornozelo, tanto as relacionadas aos aspectos subjetivos como objetivos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Basquetebol; Traumatismos do Tornozelo; Análise de Mediação Causal

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br