Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERÍSTICAS DOS BIOMARCADORES INFORMATIVOS PARA TREINAMENTO DE FORÇA NOS ATLETAS DE VOLEIBOL

RESUMO

Introdução

A relevância no estudo das características dos marcadores bioquímicos sobre o processo de treinamento dos jogadores de voleibol está condicionada à especificidade desses parâmetros para tal esporte, considerando o grau e a natureza da atividade física majoritariamente em cadeia cinética aberta.

Objetivo

Selecionar os biomarcadores mais relevantes para treinamento de força em atletas de voleibol e verificar a sua consistência com outros parâmetros do status bioquímico.

Métodos

Efetuou-se uma análise da literatura científica e metodológica no campo do ensino do voleibol e os bioquímicos foram testados com métodos estatístico-matemáticos. Foi estabelecido o conjunto ideal de marcadores bioquímicos para um controle eficaz do processo de treinamento no esporte de cadeia cinética aberta, que pode ser usado para avaliar a tolerabilidade das cargas de treinamento em várias de suas etapas.

Resultados

Foram determinados testes clínicos e laboratoriais eficazes para resolver tarefas de monitoramento médico e biológico no processo de treinamento. Foi demonstrada a possibilidade de utilizar dados de controle bioquímico para avaliar as perspectivas de um alto nível de estado funcional no período pré-competição.

Conclusão

Os resultados obtidos podem ser utilizados como parte do suporte médico e biológico no processo de treinamento de atletas de vôlei, podendo ser introduzidos em ciclos de disciplinas médicas e biológicas nacionais. Evidência nível II; Estudos terapêuticos – pesquisa de resultados.

Biomarcadores, Voleibol, Desempenho Físico Funcional; Treinamento de Força

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br