Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIAS DO TREINO DE EQUILÍBRIO SOBRE A APTIDÃO FÍSICA DOS ATLETAS DE ARTES MARCIAIS

RESUMO

Introdução:

As artes marciais chinesas constituem um esporte integral, exigindo alta capacidade e aptidão física de seus atletas. Acredita-se que o treinamento funcional de equilíbrio possa potencializar o desempenho de seus atletas, na medida em que fortalece e tonifica a musculatura estimulando a propriocepção ativa dos movimentos executados.

Objetivo:

Este artigo investiga o efeito do treino de equilíbrio nos atletas de artes marciais e os seus impactos na execução de movimentos esportivos complexos.

Métodos:

Sob um controle experimental, 100 atletas de artes marciais foram selecionados e divididos em dois grupos sem diferenças estatísticas para realizar o experimento. O grupo experimental adicionou o treino de equilíbrio, enquanto o grupo controle seguiu o roteiro de treino habitual. Índices de aptidão física esportiva foram mensurados antes e após a intervenção para análise estatística.

Resultados:

Os dados referentes ao índice de equilíbrio do grupo experimental prévios foram 7,00±0,52, e após o experimento foram para 8,40±0,47; os índices funcionais elevaram-se de 7,50±0,55 para 8,46±0,42. Não foram encontradas alterações estatisticamente relevantes no grupo controle.

Conclusão:

O treino funcional de equilíbrio pode ser adicionado complementarmente na rotina de treinamento diário para maiores benefícios dos atletas de artes marciais. O aprimoramento da propriocepção ativa aumenta estatisticamente a capacidade de seus praticantes na execução de movimentos complexos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Artes Marciais; Educação Física e Treinamento; Equilíbrio Postural; Propriocepção

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br