Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO COORDENADO E ÍNDICES FISIOLÓGICOS EM JOVENS TENISTAS

RESUMO

Introdução:

A coordenação motora e as funções fisiológicas dos jovens jogadores são cruciais para o máximo desempenho no treinamento. Visando liberar o potencial dos atletas para sua carreira competitiva, é necessário abrir o caminho de sua carreira nos primeiros anos de atuação.

Objetivo:

Analisar o efeito da coordenação de treinamento de jovens tenistas sobre o condicionamento físico prescrito e seus indicadores fisiológicos.

Métodos:

12 jovens tenistas foram selecionados aleatoriamente e divididos em grupo experimental e grupo de controle. Foram registrados os indicadores técnicos, de velocidade, resistência e exercícios fisiológicos.

Resultados:

Após 6 semanas de experimento, o grupo experimental teve uma melhora particularmente significativa na qualidade de velocidade de 30 metros, cerca de 0,5 segundos; a pontuação de forehand e backhand swing antes do experimento foi de 75,01, e após o experimento foi de 89,79, um aumento de 14,78 pontos, revelando melhora significativa. O grupo experimental também se destacou em termos de indicadores fisiológicos de exercício.

Conclusão:

O treinamento de coordenação pode melhorar efetivamente o condicionamento físico e os indicadores fisiológicos do exercício de jovens tenistas, sendo o efeito do treinamento de coordenação mais evidenciado sem alteração das características exteriores. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Tênis; Desempenho Psicomotor; Técnicas de Exercício e de Movimento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br