RESUMO
Introdução:
O treinamento de natação atual dos estudantes universitários não corresponde às necessidades em prol da aptidão física, necessitando de ajustes.
Objetivo:
Explorar os efeitos do treinamento de natação baseado na aptidão física dos estudantes universitários.
Métodos:
Foram recrutados 40 voluntários de uma universidade para o experimento, divididos igualmente e separadamente por sexo em grupo A masculino, A feminino, B masculino e B feminino. A intensidade de exercício do grupo masculino A e do grupo feminino A foi projetada como frequência cardíaca em repouso + 70% * diferença de frequência cardíaca; a do grupo masculino B e do grupo feminino B foi projetada como frequência cardíaca em repouso + 50% * diferença de frequência cardíaca. O experimento durou 12 semanas, duas vezes por semana.
Resultados:
No grupo A, os resultados de flexão para frente na posição sentada aumentaram de 13.672 ± 5.8123 cm para 16.368 ± 4.8935 cm após o experimento, os resultados de flexão para frente na posição sentada aumentaram de 6.079 ± 4.7637 cm para 18.236 ± 3.9650 cm. Os resultados de ambos os grupos foram melhores do que os do grupo B do mesmo sexo.
Conclusão:
O treinamento de natação baseado na aptidão física dos universitários pode melhorar a eficiência do exercício adotando o protocolo apresentado (frequência cardíaca em repouso + 70% * diferença de frequência cardíaca). Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Aptidão Física; Natação; Educação Física e Treinamento