Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO TREINO COM CARGAS ELEVADAS SOBRE A FORÇA EXPLOSIVA NOS JOGADORES DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

O atleta de futebol deve completar as ações de confronto, drible e tiro em um curto espaço de tempo, isso exige uma alta qualidade de força explosiva. O treino com cargas é uma ferramenta útil para esse fim, porém ainda há poucas evidências dos resultados na aplicação de cargas elevadas.

Objetivo:

Estudar a influência do treinamento de cargas elevadas sobre a qualidade explosiva dos jogadores de futebol.

Métodos:

Foram selecionados 20 atletas de futebol, igualmente divididos em grupo experimental e controle. O grupo experimental efetuou seu treinamento com um protocolo de alta carga adicionado ao treinamento diário de futebol, enquanto os 10 atletas do grupo de controle continuaram com o treino diário existente, sem alterações. O experimento durou 6 semanas, os dados pertinentes foram coletados e avaliados estatisticamente para analisar os resultados da intervenção.

Resultados:

A elevação da distância do chute de bola parada no grupo experimental foi de 49,74±1,42 m, enquanto a de controle foi de 46,16±3,01 m, p<0,05. A taxa de variação no grupo experimental foi de 8,07%, superior aos 1,54% do grupo controle.

Conclusão:

A introdução do módulo de treinamento de cargas elevadas no sistema de treinamento diário de futebol pode efetivamente otimizar a qualidade de força explosiva muscular dos atletas de futebol, aumentando a sua performance competitiva nos jogos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Futebol; Treinamento de Força; Aptidão Física; Educação Física e Treinamento

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br