Acessibilidade / Reportar erro

APRIMORAMENTOS DA APTIDÃO FÍSICA NAS JOGADORAS DE VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

O voleibol é um esporte de competição, exigindo dos atletas uma excelente condição física pois a execução de seus movimentos requere flexibilidade e agilidade.

Objetivo:

Analisar os efeitos de um protocolo específico de treino sobre a aptidão física em nível competitivo sobre os jogadores de voleibol.

Métodos:

Este artigo seleciona 12 jogadoras de voleibol como voluntárias para objetos de pesquisa. Examinou-se a qualidade da agilidade das atletas para avaliação da eficiência intelectual, suscetibilidade psicológica, flexibilidade, entre outros indicadores. Utilizou-se o programa de análise estatística matemática SPSS13.0 para analisar e processar a sensibilidade e características da qualidade da aptidão física sobre as jogadoras de voleibol.

Resultados:

A capacidade de reação das jogadoras chinesas no vôlei feminino reflete-se principalmente na agilidade intelectual e nas adaptações cinéticas das esportistas. As características de tecnologia para proteção são práticas, diversificadas e econômicas. A tecnologia de transmissão é caracterizada pela alta velocidade e raciocínio rápido. A sensibilidade e qualidade das jogadoras de voleibol são altas.

Conclusão:

A sensibilidade dos jogadores de voleibol é produzida em resposta às mudanças no ambiente da quadra esportiva. O uso de várias táticas e equipamentos auxiliares no voleibol provocará alterações da situação na quadra. A qualidade da sensibilidade é crítica no treinamento físico das jogadoras de voleibol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Voleibol; Educação Física e Treinamento; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br