Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE FORÇA NOS MEMBROS INFERIORES EM JOGADORES DE BASQUETEBOL

RESUMO

Introdução:

Atualmente os jogadores de basquetebol chineses têm pouca força nos membros inferiores e seus movimentos podem ser falseados devido à insuficiente força explosiva em ambientes hostis. Isto fará com que os jogadores de basquetebol cometam erros.

Objetivo:

Avaliar o efeito do treinamento de força sobre a força explosiva dos membros inferiores nos jogadores de basquetebol.

Métodos:

18 jogadores de basquetebol foram selecionados por amostragem aleatória. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em grupo experimental e controle. O grupo experimental utilizou o protocolo de treinamento de força combinado ao treino de rotina, executado durante 12 semanas. Os dados foram analisados empregando estatísticas matemáticas.

Resultados:

Não houve diferença significativa entre o grupo experimental e o grupo de controle em termos de idade, altura, peso e anos de treinamento (P>0,05). Após o treinamento explosivo, o desempenho de salto em pé dos dois grupos de atletas melhorou, porém o desempenho do grupo experimental melhorou significativamente (P<0,05). Após o treinamento explosivo, ambos os grupos melhoraram significativamente o salto vertical in situ, com maior intensidade no grupo experimental (P<0,05). O desempenho do arranque de 30 metros melhorou em ambos os grupos após o treinamento explosivo.

Conclusão:

O protocolo apresentado para treinamento explosivo nos membros inferiores tem um efeito significativo na melhoria do desempenho sobre os jogadores de basquete. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Palavras-chave:
Treinamento de Força; Extremidade Inferior; Basquetebol; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br