Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO EXERCÍCIO DE FLEXIBILIDADE PARA MEMBROS INFERIORES SOBRE O DESEMPENHO DA GINÁSTICA AERÓBICA

RESUMO

Introdução:

A ginástica aeróbica é um esporte que envolve senso de beleza, ritmo e dança, com alta expressividade artística, características que favoreceram uma forte adesão populacional. Acredita-se que o exercício específico de flexibilidade possa adicionar um maior impacto visual aos seus movimentos artísticos, elevando o desempenho competitivo.

Objetivo:

Verificar os impactos do exercício de flexibilidade dos membros inferiores sobre o desempenho dos atletas de aeróbica.

Métodos:

Seis atletas de aeróbica foram selecionados para realizar uma experiência de 8 semanas, adotando a metodologia PNF para o treinamento. Os impactos sobre a flexibilidade dos membros inferiores foram aferidos antes e depois do experimento, esses dados foram analisados e estudados estatisticamente.

Resultados:

Os resultados do salto em distância no índice de qualidade física dos atletas aumentaram em 0,1209 m; o valor agregado no teste de dois minutos e 10 m de recuo foi de 1,46. Os índices de desempenho do movimento apresentaram aumentos expressivos: de flexão teve um aumento de 2,62; apoio em ângulo reto aumentou 0,78; salto de pernas divididas aumentou 1,95; salto de pé com os olhos fechados e o índice de qualidade de equilíbrio dos pés foi de 4,63.

Conclusão:

O exercício de flexibilidade para membros inferiores pode impactar positivamente o desempenho dos atletas de ginástica aeróbica. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Ginástica; Membros Inferiores; Amplitude de Movimento Articular; Alongamento por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br