Acessibilidade / Reportar erro

LESÕES PSICOLÓGICAS EM JOVENS BOXEADORES

RESUMO

Introdução:

O boxe é um esporte de luta, havendo muitos fatores que causam lesões físicas nos atletas pelo modo de competição e treinamento. As lesões são comuns para os atletas que costumam participar desse esporte. Baseado nisso, a relação entre qualidade psicológica positiva ao nível esportivo deve ser explorada, fornecendo uma base teórica para o cultivo da personalidade otimista aos jovens atletas.

Objetivo:

Analisar as lesões psicológicas em jovens boxeadores visando embasar uma norma para melhorar o sistema de avaliação da qualidade psicológica dos jovens atletas na China.

Métodos:

Comparando as características de diferentes lesões, a possibilidade de ocorrência de lesões em diferentes atividades pode ser explorada, fornecendo uma base teórica para orientar a prevenção de lesões, promovendo então a prevenção de lesões esportivas.

Resultados:

O estudo mostra que através dos métodos de treinamento profissional para melhorar a qualidade psicológica dos jovens boxeadores, esses esportistas também devem reconhecer a importância do treinamento psicológico.

Conclusão:

O auxílio técnico nessa abordagem pode completar o treinamento saudável, visando atender as exigências do esporte e colaborar para o alcance de melhores resultados. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Psicologia; Boxe; Lesões Esportivas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br