Acessibilidade / Reportar erro

APTIDÃO FÍSICA DO VOLEIBOL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A EPIDEMIA

RESUMO

Introdução:

A situação da epidemia da COVID-19 impactou negativamente no ensino de educação física nas faculdades e universidades, incluindo o ensino do voleibol, carente de um retorno presencial dos professores.

Objetivo:

Estudar os impactos do ensino de educação física durante o período de pandemia sobre a aptidão física dos estudantes universitários.

Métodos:

A experiência foi conduzida de forma controlada, na qual a classe experimental masculina e a classe experimental feminina utilizaram uma combinação de métodos de ensino de educação física presencial e remota, enquanto as classes de controle masculino e feminino utilizaram uma abordagem totalmente remota. O experimento foi conduzido de acordo com a disposição curricular das faculdades e universidades, com uma duração total de 24 horas/aula.

Resultados:

A pontuação média de vôlei da classe experimental antes foi de 41,78 pontos, elevando-se para 46,55 pontos. A pontuação no voleibol foi de 78,64 pontos em 24 horas de aula. A pontuação média do voleibol da classe de controle antes do experimento foi de 41,25 pontos, subindo para 45,44 pontos, com pontuação final do teste em 63,25 pontos, significativamente menor do que a da classe experimental.

Conclusão:

Os resultados da pesquisa mostram que a aplicação do método de ensino de educação física composta pode não só ajustar os métodos de ensino de acordo com as mudanças da situação epidêmica, como também pode permitir que os estudantes recebam um treinamento ao ar livre. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
COVID-19; Educação Física e Treinamento; Voleibol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br