Acessibilidade / Reportar erro

APLICAÇÃO DO TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE A APTIDÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL

RESUMO

Introdução:

O basquetebol é um esporte de competição predominante entre as massas. Sua prática requer o maior número possível de pontos dentro de um limite de tempo específico, manifestando uma sessão de treinamento intermitente de curta duração e de alta intensidade. Para atender aos requisitos esportivos, é necessário que o atleta tenha um amplo controle direcional, mudanças rápidas de velocidade e boa capacidade de salto.

Objetivo:

Verificar os efeitos do treinamento funcional em jogadores de basquetebol visando melhorar o poder explosivo, estabilidade e agilidade.

Métodos:

Foram selecionados aleatoriamente 18 jogadores universitários de basquetebol como voluntários para a investigação. Divididos aleatoriamente em grupos experimental e controle. Apenas ao experimental foi adicionado o treinamento físico funcional durante o treinamento de rotina. O ensaio durou oito semanas. Todos os participantes foram testados quanto a agilidade, força, velocidade, resistência, potência e reparo de cartilagem antes e depois do experimento. Finalmente, efetuou-se uma abrangente análise estatística de dados.

Resultados:

Verificou-se diferenças significativas entre o grupo experimental e o grupo de controle em flexões, 3200 metros de corrida, detecção de acuidade física, 17 itens de linha lateral e itens de corrida e altura de toque (P<0,05). No grupo experimental, não houve diferença significativa nas notas do ensino médio (P>0,05). Houve significância estatística significativa no projeto de supino, no projeto de atletismo de 3200 metros, nos 17 projetos de linha lateral, e no projeto de retoque (P<0,05).

Conclusão:

A aptidão física do grupo experimental melhorou significativamente após o treinamento físico funcional. Após o treinamento físico de rotina, os atletas do grupo de controle tiveram resultados significativamente positivos sobre força e resistência absolutas. Em geral, o treinamento de aptidão física funcional é superior ao treinamento de aptidão física convencional. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Condicionamento Físico Humano; Treinamento de Resistência; Aptidão física; Basquetebol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br