Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DE 12 SEMANAS DE TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE OS JOGADORES UNIVERSITÁRIOS DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução

O futebol é um esporte com intensa rivalidade, onde a força física é pré-requisito para a garantia do alto nível de jogabilidade.

Objetivo

Explorar a aplicação do treinamento funcional no treinamento de futebol e sua influência na aptidão física específica dos jogadores de futebol.

Métodos

24 jogadores de futebol foram selecionados como objeto de pesquisa, e divididos em grupo experimental e grupo de controle. O grupo de controle sofreu a intervenção de acordo com o programa normal, enquanto o grupo experimental utilizou um protocolo de programa de treinamento funcional. Os resultados de FMS dos sujeitos e a aptidão física especial foram testados antes e depois do experimento, os resultados foram analisados estatisticamente e discutidos à luz da bibliografia científica atualizada.

Resultados

Antes do experimento, a pontuação geral da triagem de ação funcional dos dois grupos de jogadores era baixa, e havia um alto risco de lesões esportivas. Após 12 semanas de intervenção de treinamento, as pontuações FMS do grupo experimental e do grupo de controle foram significativamente elevadas, indicando que o treinamento físico tradicional e o treinamento funcional podem efetivamente melhorar o desempenho da triagem de movimento funcional.

Conclusão

As 12 semanas sugeridas no protocolo de treinamento funcional podem melhorar significativamente a aptidão física dos jogadores de futebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Futebol; Educação Física e Treinamento; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br