RESUMO
Introdução:
Uma nova direção de pesquisa para fortalecer o basquetebol, melhorar o nível da função física e aumentar a imunidade dos atletas sob a situação epidêmica da COVID-19 é requisitada.
Objetivo:
Explorar os métodos específicos de fadiga do basquetebol e recuperação física sob o panorama da COVID-19.
Métodos:
Foram selecionados aleatoriamente 36 universitários voluntários sem diferenças significativas de altura, peso ou idade para a pesquisa. Divididos em dois grupos, o modo de intervenção do grupo experimental foi a intervenção com rolo de espuma vibratória, enquanto o grupo de controle adotou o método tradicional de caminhada e alongamento. Os dados da avaliação subjetiva da mudança do ácido lático e da fadiga do exercício foram coletados e analisados.
Resultados:
Em uma hora após o exercício, a taxa e a diminuição do ácido láctico no grupo experimental foram estatisticamente superiores. Antes do início do experimento, a avaliação subjetiva da fadiga no grupo controle foi de (16.031 ± 2.4438) pontos, e a do grupo experimental foi de (16.139 ± 2.7043) pontos. Após o final da nona semana, a avaliação subjetiva da fadiga no grupo controle foi de (14.646 ± 2.7453) pontos, enquanto no experimental foi de (11.576 ± 3.2552) pontos.
Conclusão:
O método de massagem por rolo de espuma vibratória pode recuperar os atletas da fadiga muscular de forma mais eficiente, respeitando as limitações impostas pela situação epidêmica. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
COVID-19; Fadiga; Recuperação de Função Fisiológica