Acessibilidade / Reportar erro

PSICOFISIOLOGIA DOS JOGADORES DE BASQUETEBOL SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO DE ALTA INTENSIDADE

RESUMO

Introdução:

A melhoria do desempenho do basquete resulta do impacto global de vários fatores como compleição física, função, qualidade, tecnologia, tática, psicologia, inteligência, entre outros. O índice mental do atleta tem um elevado grau de importância no desempenho do jogo.

Objetivo:

Analisar a influência do exercício de alta intensidade sobre a qualidade psicofisiológica nos jogadores de basquetebol verificando a correlação dos fatores que afetam o desempenho do basquetebol.

Métodos:

Jogadores de basquetebol voluntários foram selecionados aleatoriamente para a pesquisa. Efetuou-se análise e avaliação abrangente da função física, qualidade física e características psicológicas dos atletas.

Resultados:

Existe uma estreita relação entre a qualidade física, as habilidades fundamentais e as características psicológicas dos jogadores de basquetebol. Estes fatores mostraram uma tendência positiva de correlação. A aptidão física está mais intimamente relacionada com as técnicas básicas do jogo.

Conclusão:

Os jogadores de basquetebol devem possuir excelentes qualidades físicas e psicológicas. Somente desta forma os atletas podem ter um melhor desempenho no campo esportivo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Basquetebol; Atletas; Aptidão física; Adaptação Psicológica

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br