Acessibilidade / Reportar erro

PREVENÇÃO DE LESÕES FÍSICAS EM PRATICANTES DE ESPORTES AO AR LIVRE

RESUMO

Introdução:

O esporte ao ar livre é uma atividade recreativa sendo o montanhismo e a caminhada as formas básicas. Ocasionalmente há lesões na prática dessa atividade que podem prejudicar a saúde de seus praticantes, além de trazer efeitos adversos para o ambiente de trabalho diário.

Objetivo:

Fornecer medidas de proteção relevantes para a prevenção de lesões físicas ocasionadas em praticantes dos esportes ao ar livre.

Métodos:

Voluntários praticantes participaram de um método de pesquisa por questionário que coletou a localização de lesões esportivas e as causas dessas lesões. Sobre essas informações, foram processadas estatísticas considerando o local das lesões e suas causas. As medidas de proteção foram baseadas na literatura científica atualizada.

Resultados:

As partes corporais mais lesionadas no esporte ao ar livre são a articulação do tornozelo, a articulação do joelho e contusões do tecido cutâneo. A principal razão dessas lesões é a falta de conscientização da proteção por parte dos atletas.

Conclusão:

Atenção às atividades de preparação antes dos esportes ao ar livre organização na carga de exercícios são os principais fatores para a prevenção de lesões físicas em praticantes de esportes ao ar livre. Desta forma, as lesões podem ser evitadas nos esportes ao ar livre. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Lesões Esportivas; Atletas; Esportes; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br